5 dicas para cuidar da bateria da sua e-BIKE
Postado por INÉS URIEL em
As bicicletas elétricas estão em alta, com seu design cada vez mais moderno, essas bicicletas vêm com motores aprimorados e baterias com maior vida útil, permitindo que você aproveite os percursos ou passeios pela cidade por muito mais tempo. A bateria é o coração da e-BIKE, podemos prolongar a sua vida útil tratando-a com cuidado no manuseamento, armazenamento e recarga. Hoje trazemos para você as 5 dicas essenciais para cuidar da sua bateria. bicicleta elétrica.
ciclos de vida úteis
Um dos aspectos mais importantes das baterias e-BIKE é o número de ciclos de vida útil, ou seja, cargas completas. Os ciclos de vida útil de cada bateria variam dependendo do fabricante, mas geralmente ficam entre 500 e 1000 ciclos de uso. À medida que os ciclos são consumidos, a capacidade da bateria é reduzida em até 70-80% em comparação com a bateria nova. Por exemplo, se a bateria estiver em 50% e você carregá-la até 100%, isso contará como meio ciclo de carga.
Carregue a bateria até 50%
Recarregar a bateria quando ela está em 50% não influencia em maior desgaste, pois o baterias os atuais não têm efeito memória.
Mas existem dois hábitos simples que vão te ajudar a melhorar sua vida útil para que ela tenha melhor desempenho: não esgotar a bateria ao máximo e nem sempre carregá-la até 100%.
Processo de carregamento
Carregar a bateria diretamente assim que chegar em casa após um passeio intenso não é a melhor opção. Independentemente de carregar a bateria separadamente ou instalada na bicicleta, recomenda-se que depois de utilizar a e-BIKE, deixe que as suas células de carga passem do estado descarregado para o estado carregado. Desta forma, a bateria é otimizada para carregamento.a.
Além disso, é importante levar em consideração a temperatura, pois, após um percurso em condições extremas de calor ou frio, será necessário esperar até que a bateria esteja em temperatura ambiente para carregá-la.
Por outro lado, embora as baterias e carregadores estejam preparados para deixar de receber eletricidade uma vez finalizado o ciclo de carga, é aconselhável desligá-los quando já estiverem carregados. Uma boa opção para não se preocupar com o término do carregamento é instalar um temporizador na tomada para que desligue a energia elétrica após algumas horas de carregamento. Se deixá-lo carregando indefinidamente, ele pode ficar sobrecarregado ou superaquecido e isso representa um risco à saúde da bateria.
Se você não usar a bicicleta por um tempo...
A temperatura e o nível de carga são os dois aspectos mais importantes se você vai deixar a e-BIKE sem uso por um longo período. Em primeiro lugar, sempre que possível deve retirar a bateria da sua bicicleta e deixá-la num local onde a temperatura seja constante, em torno dos 18-20 graus. Se não puder garantir essa temperatura, certifique-se de que não sejam locais muito frios e úmidos ou muito quentes.
Além disso, deve-se deixá-lo com uma determinada porcentagem de carga dependendo da marca da bateria. As baterias de nossos modelos de bicicletas elétricasSão Shimano, portanto exigirão uma carga entre 60-70%. Nunca descarregado ou totalmente carregado.
Últimos detalhes
Por fim, daremos algumas dicas extras muito rápidas, para que você possa implementá-las na manutenção da bateria da sua bicicleta elétrica:
- Se você tiver uma e-BIKE ou bateria nova, carregue-a antes de dar o primeiro passeio.
- Não use a bateria se ela estiver danificada por queda.
- Mantenha as conexões da bateria limpas.
- Utilize sempre carregadores autorizados.
- Você pode sair para passear com a bateria em 80%, não é necessário que ela chegue a 100%.
Quase todos os nossos modelos de bicicletas elétricas, como o E-MTB, o E-BIKE 20 aceno E-BIKE 26 HYDR, estão equipados com um carregador rápido de bateria, em 4 horas sua bicicleta estará pronta para andar.
Seguindo todas essas dicas de cuidados e manutenção da bateria, você poderá pedalar por mais tempo e com mais segurança. Se você ainda tiver alguma dúvida sobre as baterias Momabikes, seus cuidados ou funcionamento, Contate-nos e nós o ajudaremos a resolvê-los.
TAGS: