Como usar corretamente as marchas de uma ebike

As Ebikes têm potência extra que afeta significativamente a transmissão. Mudar da forma mais adequada pode nos ajudar a pedalar com mais naturalidade, preservar nossa transmissão e até melhorar a vida útil da bateria.


Nas e-bikes não mudamos de marcha da mesma forma que numa bicicleta convencional e é porque temos assistência motorizada, que nos ajuda a pedalar com relações mais “duras” da cassete. Mas só porque podemos fazer isso não significa que deveríamos.
Usar relações mais duras com a assistência causará maior desgaste nos componentes da transmissão, além de causar um desgaste muito mais perceptível na bateria e até nos músculos. Explicamos o porquê.


Vamos mudar como numa bicicleta "nos pulmões".

Este é o melhor conselho que podemos dar para você usar a transmissão da sua bicicleta elétrica da melhor maneira. Um dos erros mais comuns é usar cadência muito baixa, ou seja, usar rodas dentadas pequenas e deixar o motor fazer todo o esforço e trabalho sujo. Se você pedalar como na sua bicicleta convencional, você fará isso em uma cadência mais alta e rodas dentadas maiores, diminuindo a entrega de potência do motor, com consequente economia de bateria e menor desgaste de componentes.


Tenha cuidado ao usar os modos

É importante que você saiba usar os modos da sua e-bike para que eles lhe dêem a potência extra que você precisa, mas isso não deve afetar a maneira como você usa o equipamento. Existem muitos pilotos que preferem aumentar o modo de assistência sem alterar a roda dentada que estão usando. Isto provocará maior tensão e desgaste da corrente, bem como de todos os elementos de transmissão, devido à baixa cadência.


¿Modo turbo para tudo?

Se você usar o modo de assistência máxima na sua ebike você vai causar não apenas um consumo de bateria muito grande, e ainda por cima você estará usando mais energia do que precisa. Os modos mais básicos fornecem muita potência e Eles são mais que suficientes para a maioria das ocasiões., mas para isso, Também temos que contribuir com parte desse poder. É por isso que é muito atraente aumentar o modo de assistência quando a cadência começa a cair, em vez de continuar no mesmo modo e aumentar algumas rodas dentadas. Se você usar o modo turbo ou potência total da sua bicicleta continuamente, Você notará como as mudanças não são tão suaves quanto deveriam., além do fato de você estar pedindo tanta potência do seu motor, que a bateria sofrerá visivelmente.


É muito importante que, independentemente do modo que você usa, sua cadência de pedalada é fluida e é condicionado pelas condições e inclinação do terreno, ao invés de aumentar ou diminuir a potência de assistência do motor. Se você subir uma ladeira, terá que levantar as rodas dentadas, da mesma forma que em sua bicicleta normal. Sempre aplique essa regra e você verá que com o passar dos dias você está naturalizando sua pedaladaa e usando muito mais as marchas e menos a potência bruta do motor.

Mude suavemente.

Recomendamos mudar de “clique para clicar”, ou seja, subir progressivamente uma marcha antes de subir outra. Não mude de 3 a 4 marchas por vez, pois você pode danificar a corrente e todos os componentes da transmissão, assim como o motor, pois ele está aplicando mais força do que suas pernas.

    Você tem que pensar que quando você muda de marcha e o motor está dando assistência, não só a força das suas pernas, caso contrário, o aplicado pelo motor é adicionado. É por isso que você tem que mudar como uma bicicleta normal e acompanhar o ciclo de pedalada no momento da mudança, mas sem exercer muita força nos pedais.

    Mais cadência e menos turbo

    Como mencionamos no início, resumimos os principais erros na troca por uma ebike:
    • Uso contínuo de rodas dentadas pequenas com baixa cadência e modo de alta potência.
    • Aumente o modo de assistência em vez de aumentar as rodas dentadas.
    • A baixa cadência provoca maior desgaste nos componentes da transmissão.
    • Maior consumo de bateria por forçar o modo por ter uma roda dentada muito pequena.
    • Deixe o motor ajudar sem precisar trocar as rodas dentadas, por mais difícil que seja pedalar.
    • Uso de modos muito potentes para não mudar de marcha nas subidas. Aumento do desgaste da transmissão, do motor e da corrente. Além disso, maior desgaste muscular devido à tensão que é causada nas nossas articulações devido à baixa cadência e velocidade.

    Se você deseja mudar de marcha com mais precisão em sua ebike e prolongar a vida útil de sua bateria e transmissão, deixamos estas dicas:

    • Ele muda naturalmente, como faria em uma bicicleta convencional.
    • Antes de passar do modo de assistência, tente mudar uma ou duas engrenagens.
    • Os modos de assistência mais básicos auxiliam muito e muito bem, com cadências altas.
    • Não abuse das rodas dentadas menores, a menos que esteja andando a uma velocidade que gere uma boa cadência adaptada a essa roda dentada.
    • Se você subir uma colina, aumente a velocidade da mesma forma que em sua bicicleta normal.
    • Lembre-se que a sua contribuição de energia melhora a autonomia da sua bateria.

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