Como preparar sua bicicleta para o verão

A chegada do bom tempo aumenta a vontade de sair e pedalar, principalmente se estiver em boa companhia. Mas, a sua bicicleta está preparada para os percursos de verão?s?


Quando saímos no percurso olhamos para o que precisamos para aproveitá-lo ao máximo: água, proteção solar, óculos, equipamentos. Mas você bicicleta Também deve estar preparado para suportar altas temperaturas, poeira, luz solar ou terrenos irregulares.


Em primeiro lugar, é fundamental lubrificar regularmente as partes móveis, mas é ainda mais necessário no verão do que noutras épocas do ano. Por outro lado, componentes como freios, rodas ou pneus também alteram seu comportamento com o calor, por isso é importante realizar manutenções preventivas.



Estas são as nossas dicas para que você possa se preparar e aproveitar cada pedalada sem preocupações:

 


Lave e lubrifique a bicicleta

Uma lavagem profunda é o primeiro passo para deixar a nossa bicicleta impecável. Para isso, utilize um limpador de bicicletas de qualidade e escovas para alcançar todos os seus componentes.


Você também deve verificar se há sinais visíveis de ferrugem, especialmente nos cabos da corrente e do freio. Se algum desses itens estiver enferrujado, será necessário substituí-lo.


Além disso, ter uma bicicleta limpa ajuda a detectar problemas de desgaste e facilita a manutenção diária.


Corrente

A corrente é um dos elementos que mais sofre com altas temperaturas e poeira, por isso é importante limpá-la com desengordurante e lubrificá-la após cada viagem.


No verão recomendamos o uso de um lubrificante de cera, pois seu desempenho é melhor em condições secas. Além disso, substituir frequentemente correntes baratas pode ser mais eficaz do que usar uma corrente cara, ajudando a minimizar o desgaste do sistema de transmissão e a fazer com que outros componentes durem mais.


Mudar

Em relação à troca, é importante limpar e desengordurar os roletes da perna dos câmbios traseiro e dianteiro, pois são peças móveis que tendem a acumular sujeira, vestígios de graxa  


Você também pode usar algumas gotas de lubrificante em óleo na mola do desviador para proteção adicional e evitar atrito.

 


Suporte inferior

Você deve verificar se não são ouvidos ruídos ou guinchos ao pedalar, pois, se isso acontecer, os rolamentos e rolamentos do movimento central podem não estar lubrificados e isso pode acelerar seu desgaste ou causar quebras.


Caso façam barulho, é recomendável ir a um mecânico, pois a solução é retirar as bielas e o eixo, limpá-los e lubrificá-los.


Pedais

Os pedais também podem causar ruídos ou rangidos, para mantê-los em bom estado deve-se lubrificar bem as roscas do pedal e da manivela.


Verifique o estado dos pneus e a pressão dos pneus

Dependendo do tipo de ciclismo que praticamos, devemos verificar se as rodas estão bem centradas no quadro e se os fechos estão bem apertados. Além de verificar se os pneus estão em bom estado e se a pressão dos pneus está adequada.


O verão é uma época para pedalar com altas pressões, principalmente na estrada, pois as condições do terreno são melhores e não há risco de encontrar áreas molhadas nas descidas. Se você praticar ciclismo de montanha, você deve prestar mais atenção à pressão dos pneus, pois devido às altas temperaturas o solo pode ficar muito seco ou solto e a aderência pode ser arriscada. Neste caso, recomendamos reduzir a pressão normal em cerca de 0,2 bar, para compensar a perda de aderência.

 

 


Verifique os freios

Os freios são um dos elementos aos quais devemos prestar mais atenção. O superaquecimento no verão afeta a perda de eficiência e acelera o desgaste. Portanto, antes do verão é aconselhável verificar se as sapatas, discos e pastilhas dos freios estão em boas condições e possuem a superfície de frenagem ideal. Lembre-se que a almofada deve ter no mínimo 1mm de espessura, caso contrário será necessário colocar uma nova.


Por outro lado, o fluido de freio a disco também perde propriedades com o calor, por isso seria apropriado sangrar os freios.


Acessórios

Por último, não podemos esquecer os acessórios que podem melhorar a qualidade dos seus percursos neste verão.


Os dois acessórios que consideramos mais importantes são: a fita do guiador e as luzes. Trocar a fita do guidão da sua bicicleta de estrada por uma respirável e com maior aderência evitará que você perca a aderência ao guidão, ao mesmo tempo que reduz o risco de queda. Por outro lado, as luzes também são essenciais, principalmente quando se anda de bicicleta à noite. Para cumprir a lei e proteger a sua segurança, você deve ter uma luz frontal (branca) e uma traseira (vermelha).



Se seguir estas recomendações a sua bicicleta estará mais que pronta para sair e fazer-lhe viver os melhores momentos do verão, o que está à espera?s?

 

 

TAGS: