Como obtenho a pressão certa para as rodas da minha bicicleta?

 

Use a pressão adequada nas rodas da sua bicicleta ou carro. bicicleta elétrica marca a diferença. Ter a pressão ideal reduz o risco de furos e proporciona um passeio mais confortável e preciso, além de rápido.

 

O BÁSICO

Em primeiro lugar, você deve conhecer as duas unidades de medida utilizadas para medir a pressão dos pneus; o PSI (libras por polegada quadrada) e a barra. Na Espanha a barra costuma ser mais usada, mas a maioria dos fabricantes indica a pressão com PSI. 1 barra = 14,5 PSI.

Em geral, a pressão dos pneus deve ser de 10% do peso do ciclista mais o da bicicleta. E você deve saber o limite superior absoluto, que é a pressão máxima que não deve ser ultrapassada por segurança, está escrito na lateral da tampa.

Pressão mais alta significa menor resistência ao rolamento e melhor proteção contra furos. Por outro lado, menos pressão nos pneus oferece maior aderência e conforto, já que o pneu absorve mais impactos. Partindo disso e levando em consideração que não existe uma pressão ideal para todas as rodas, os fatores que influenciam são:

 

 

 

Peso do ciclista e da bicicleta

O peso da bicicleta, do ciclista e da bagagem são um dos principais factores a ter em conta, uma vez que a pressão de enchimento depende da carga exercida sobre o pneu.

Quanto maior o peso, maior será a pressão necessária. Geralmente, para cada quilograma adicional que o pneu suporta, a pressão deve ser aumentada em 1%. Em porcentagem, não 1PSI.

Além disso, o peso geralmente não é dividido igualmente entre os pneus, por isso é recomendável usar pressões diferentes. 60% do peso do ciclista é transportado pela roda traseira, portanto pode ser exercida maior pressão sobre ela. Desta forma, a roda dianteira terá maior aderência e estabilidade, o que é ideal, pois é ela que faz a moto girar e absorve grande parte do impacto das irregularidades do terreno.

 

 

 

Superfície a ser percorrida, condições da estrada

A pressão adequada, tendo em conta a superfície, é o que permite ao pneu absorver as vibrações da estrada, para que a roda fique mais rápida e a condução mais confortável.

Se a pressão for muito baixa, a bicicleta ficará pesada ao pedalar. E se você consegue sentir todas as imperfeições da estrada, a pressão é muito alta.

Em um bom pavimento, os pneus ficarão bem com 100 PSI, mas se for difícil, você rodará mais rápido com 90 PSI. Quanto mais liso e firme for o solo, mais pressão será benéfica. Se andar em estradas molhadas ou lamacentas, deve ser um pouco menor, para reduzir o risco de escorregar nas curvas.

Além disso, a temperatura deve ser levada em consideração, a cada 10ºC a menos o pneu perderá 0,1 bar, já que o ar se contrai com o frio.

 

Tamanho da roda

Outro fator a ter em conta é o tamanho, diâmetro e largura das rodas.

Observando a largura do pneu e ajustando a pressão a ela, você pode obter uma medição de pressão muito próxima do ideal. Em geral, para cada milímetro que a largura do pneu é reduzida, a pressão deve ser aumentada em 0,5 bar.

Quanto mais largo o pneu, menos pressão você precisa. Pneus estreitos em bicicletas de estrada precisam de alta pressão para circular na estrada sem furos, enquanto pneus mais largos, como os de bicicletas de estrada bicicletas de montanha, ondas bicicleta gorda, requerem menos pressão.

 

Tipo de bicicleta

Por fim, falaremos sobre a pressão que as bicicletas precisam dependendo do tipo:

  • Pressão da roda MTB

Supondo que nem todos bicicletas de montanha São iguais, a pressão também depende do uso que você dá. Se utiliza BTT na cidade e para passeios de fim de semana na floresta, o 3 bar é um bom ponto de partida. Você terá boa resistência ao rolamento no asfalto e antes de um percurso na mata poderá liberar um pouco de ar para ter melhor tração.

Por outro lado, se você usa pneus MTB sem câmara, suas rodas podem rolar com menos pressão, pois você tem menos chances de furar. E se você costuma andar em terrenos exigentes, deve manter a pressão o mais baixa possível, mas alta o suficiente para proteger os pneus e pneus.

  • Pressão dos pneus para bicicletas de estrada

Em geral, para rodas de bicicleta de estrada de 25 mm, 7 bar é pressão suficiente. Mas, como mencionamos anteriormente, não existe um padrão que funcione para todos, portanto este pode ser um bom ponto de partida para modificá-lo de acordo com os demais fatores mencionados acima.

E lembre-se, é importante verificar periodicamente a pressão, pois os pneus perdem ar naturalmente. A quantidade de ar que perdem dependerá do facto de terem pequenos furos, do desgaste do material ou do encaixe entre o aro e o pneu. Quanto maior a pressão dos pneus, mais rápida será a perda de ar.

 

Você sabe, saber a pressão correta para as rodas da sua bicicleta em todos os momentos e circunstâncias permitirá que você melhore o desempenho e ganhe conforto e confiança.

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