MOSTRAR BARRA LATERAL
Melhores ciclovias em espanha

Antes que o bom tempo passe e chegue o inverno, é o momento ideal para desfrutar de novas rotas de ciclismo em Espanha.

Antes de realizar qualquer percurso é importante preparar-se bem, mas ainda mais se for um percurso novo e desconhecido. Por isso, antes de falar sobre as melhores ciclovias de Espanha, queremos dar-lhe alguns conselhos básicos sobre a melhor forma de comer antes e durante o percurso.

É aconselhável que você leve sempre consigo algo para comer que possa lhe dar energia, como nozes, bananas ou barras. Geralmente nas primeiras duas horas você não precisará se alimentar, mas a partir daí é bom comer a cada 45 minutos. São recomendados alimentos ricos em carboidratos, como os citados acima, que lhe darão energia para continuar aproveitando o percurso. Além disso, é fundamental hidratar a cada 20-30 minutos e após 2 horas incorporar líquido com sais minerais.

Levando isso em consideração, dependendo do percurso a ser percorrido teremos que transportar alguns acessórios e equipamentos ou outros, adaptados às condições climáticas da região no momento em que vamos realizar o percurso. Estas são as 5 ciclovias sobre as quais queremos falar hoje:

 

O Transpirinéu

A rota dos Transpirinéus é a viagem que atravessa os Pirenéus de leste a oeste. Tem mais de 1000km de percurso, começando em Llança e terminando em Hondarribia, é considerada a rota do ciclismo de montanha por excelência.

Este percurso permitir-lhe-á desfrutar de paisagens espectaculares, mas para o fazer é necessário estar muito bem preparado, pois é um dos mais complicados de fazer em BTT.

 

TransAndalus

A rota de montanha TransAndalus atravessa o sul de Espanha, com mais de 2.000 km de percurso. Trata-se de um percurso circular que atravessa as oito províncias da Andaluzia, terminando no ponto de partida.

Este percurso é perfeito para fazer em qualquer época do ano devido ao clima da sua localização, e é especial porque em cada província existe um grupo de voluntários que se encarregam de desenhar e traçar os melhores caminhos da zona.

 

O Caminho do Cid

Este é um percurso histórico e com grande reconhecimento. Começa em Vivar del Cid, Burgos, onde nasceu El Cid Campeador, e termina em Valência, onde faleceu.ó.

Mais de 700km de travessia, 7 províncias do interior da península e um percurso muito histórico totalmente ligado a El Cid.

 

Caminho de Santiago

O Caminho de Santiago é, sem dúvida, um dos percursos mais famosos do nosso país. Tanto a nível nacional como internacional, visto que se trata de uma rede rodoviária única no mundo. Não é um percurso exclusivamente ciclável, mas a bicicleta é um meio muito adequado para o fazer.

Quer esteja apenas a começar no mundo das ciclovias ou seja um especialista, o Caminho de Santiago é para si. Possui uma sinalização e organização magníficas, o que o torna um dos melhores percursos para quem está a começar. Além disso, você pode escolher entre várias opções para explorá-lo, estas são as 4 principais:

  • Maneira francesa. Um dos mais conhecidos. Começa em Roncesvalles e sua distância é de 750km.
  • Via da Prata. Perfeito se quiser atravessar a península pelo sul. Mais de 1000km de belas paisagens.
  • Caminho Norte ou Costeiro. São mais de 815 km nos quais você poderá desfrutar do litoral norte da península, e que começa em Irún.
  • Maneira portuguesa. São mais de 630km que começam em Lisboa, sendo a principal estrada que liga Portugal a Santiago.

 

A Rota Cisterciense

A última rota que propomos é uma rota pela Catalunha. Abrange desde Tarragona até Lleida.

Esta viagem liga os três mosteiros (Santes Creus, Poblet e Vallbona) ao longo de 108 km. Você descobrirá paisagens incríveis, um rico patrimônio artístico-religioso, cultura…

  

Como se pode verificar através destas 5 ciclovias, Espanha dispõe de um grande número de percursos de diferentes comprimentos, dificuldades, gostos e uma grande variedade de zonas geográficas. Conhecer a península na sua mountain bike é possível. Aventura, ação e paisagens incríveis esperam por você em cada recanto, ouse descobri-lasos?

E se você está pensando em mudar seu bicicleta de montanha ou junte-se à equipe bicicletas elétricas, este é o momento perfeito para isso. Diga-nos, qual caminho você tentará primeiro?o?

TAGS: