Guia sobre como ajustar corretamente a altura do selim

Ajustar a altura do selim É o que todo ciclista deve fazer na hora de comprar uma bicicleta nova, pois é um dos ajustes mais importantes e necessários se não queremos sofrer problemas musculares no curto prazo.

Colocar o espigão um pouco mais alto ou mais baixo pode ser muito mais importante do que parece à primeira vista, e isso se você quiser evitar problemas nas costas, dores cervicais ou sobrecargas musculares Você deve prestar atenção especial ao posicionamento do selim.

Não queríamos entrar no assunto sem antes lembrar que os conselhos e práticas discutidas neste artigo são indicativos e que para saber com total certeza as medidas que melhor se adaptam ao seu corpo você deve visitar um biomecânico que, como especialista no setor, pode oferecer um diagnóstico mais limitado às suas medições.

Consequências de ter a altura do selim mal ajustada

Se tomarmos o sela muito baixa Teremos menos rendimento, o joelho terá movimentos muito limitados e teremos uma sobrecarga de grupos musculares.

Se o selim estiver muito alto teremos uma pedalada com uma perna muito esticada o que pode causar oscilações do quadril a cada pedalada. Como você pode imaginar, o resultado pode ser uma lesão grave.

Entendemos a altura da sela como distância entre o centro do eixo do suporte inferior da nossa bicicleta e a superfície superior do selim. Em que ponto do topo da sela?Na área intermediária. . 


Como ajustar o selim

A primeira coisa que você deve fazer é meça sua virilha em centímetros com calçado específico para bicicletas. Faremos isso da seguinte maneira:

- Ficamos encostados na parede e certificamo-nos de que as costas e as pernas estão totalmente retas.
- Colocamos um livro entre as pernas, fazendo uma leve pressão no períneo.
- Medimos a distância entre o topo do livro e o chão.
- Multiplicamos a distância por 0,85 e teremos a altura teórica do selim.


Outro método é extensão do joelho.

Neste segundo método não precisaremos nenhum material adicional. É mais prático, embora menos exato que o anterior.

Como ponto de partida, coloque o selim na altura do osso do quadril. Para realizar a medição teremos que subir na bicicleta e sentar no selim. Nesta posição colocaremos a parte frontal da sola do pé no pedal e estenderemos a perna. Se não conseguir estender totalmente a perna, deverá levantar o selim. Se o seu joelho estiver travado, mas você ainda precisar esticar para alcançar o pedal, será necessário abaixar o selim. A medida ideal será de cerca de 30-35 graus de inclinação.

Ajustes de avanço, ré, inclinação e distância do assento

Para o correto posicionamento do assento da bicicleta, não é importante apenas calcular corretamente sua altura. Também É fundamental posicionar corretamente o selim tanto na sua inclinação como no seu avanço. Dois aspectos fundamentais tanto para garantir a conforto do piloto para garantir atividade física saudável sem risco de lesões.

Para calcular o encosto no eixo do suporte inferior (o que significaria puxar o selim mais para frente ou mais para trás) basta puxar um fio de prumo com as manivelas completamente paralelas ao solo e tentar fazer com que a linha que vem do nosso joelho cruze o centro do pedal o mais apertado possível. Desta forma e de uma forma bastante geral mas prática encontraremos um bom ponto para fixar a nossa sela.

Em referência ao inclinação Devemos dizer que, regra geral, isto deverá permanecer completamente perpendicular ao solo e que embora o selim Pode ser inclinado dependendo de certas necessidades pessoais. A regra geral deve ser mantida na medida do possível.

Para calcular o distância entre o selim e o guiador Basta medir o espaço que existe entre os ponta do selim e o eixo ou centro do guiador. Uma distância que estará condicionada pela altura em que colocamos o selim.

Como regra geral e a título de orientação podemos dizer que o a distância deve estar entre 50 e 60 centímetros então se você decidir colocá-lo em 55cm é muito provável que, embora não seja a sua posição ideal, você não esteja fazendo nenhuma loucura com a sua posição. Aproveitamos para lembrar a importância de visitar um biomecânico de confiança que, como profissional do setor, adaptará sua bicicleta ao milímetro.

TAGS: