Entrevista com Lidia Ruba e Juan Morera vencedores do Dakar Classic 2023 com a equipe MOMABIKES

Muito obrigado Juan Morera e Lidia Ruba por nos dedicarem esta entrevista e por representarem a Momabikes onde quer que estejam. Obrigado também por dar visibilidade ao projeto da ONG Bicicletas Sin Fronteras. É um grande orgulho ter visto você estrelar o Dakar Classic 2023 em primeiro lugar da 2ª etapa.

 


• No ano passado já tinha entrado no Dakar com um Panda 4x4, este ano trocou-o por um Toyota 4x4 modelo HDJ80. É claro que foi uma mudança para melhor, quais foram os benefícios que você encontrou ao mudar o modeloo?


O Panda foi um desafio pessoal, nenhum Fiat Panda tinha alguma vez terminado um Dakar e queríamos ser os primeiros a fazê-lo sendo competitivos, sem dar um passeio. O principal problema são as rodas, demasiado pequenas para as pedras e também demasiado pequeno para a areia, era muito difícil. Quebrávamos muitos pedaços todos os dias, corríamos com tudo e era impossível. Conseguimos o segundo lugar geral na 5ª etapa, mas a partir daí tivemos que levantar o pé porque não sobraram peças de reposição e ficou muito difícil terminar. Claro que chegar à meta foi uma sensação indescritível, sentimos ainda mais emoção do que este ano, chegar primeiro à meta. Este ano tudo foi mais fácil, o Toyota HDJ80 é uma das melhores opções para um Dakar Classic, é um carro muito robusto e acima de tudo, super fiável..

 


• Tem sido um Dakar estranho, cheio de chuva e lama, você estava preparado para esses contratempos além das barreiras climáticas, que outras circunstâncias dificultaram a corrida para você?era?


A verdade é que nunca se espera chuva e lama quando se vai para o deserto, tem sido muito difícil e não estávamos preparados. As rodas que temos não se comportam bem na lama, deslizam muito e sofremos muito mais do que pensávamos. Aliás, o Dakar também vai ser sofrido porque faz parte da experiência, um amigo nosso sempre diz a frase TUDO É DAKAR! Que se aplica a quase todas as circunstâncias aí, a gente usa muito! Além da chuva, este ano a organização também planeou aumentar um pouco a dificuldade, 25%, disseram, combinada com a chuva houve troços em que foi mais de 100%, mas muito divertido..

 


• A nível pessoal, vocês estão juntos há 22 anos e participar da corrida significou que vocês estiveram separados de sua família por muito tempo. Como vocês lidaram com isso? Você acredita que a confiança desempenhou um papel fundamental na comunicação alcançar o primeiro lugar?sto?


Temos uma filha de 9 anos e gêmeos de 6 anos (menino e menina). Valentina, Max e Cláudia. É difícil ficar sem eles todos os Natais, principalmente para a mãe. Nessa idade, cada Natal que você não passa com eles é uma experiência que você não vai recuperar, então não posso dizer não. A confiança é uma aliada, mas também uma inimiga, às vezes é melhor ir com alguém em quem você não confia tanto porque pode te desrespeitar, há muito estresse no carro e administrar não é fácil. O mais importante é que o que acontece no carro, fica no carro, é o nosso lema.

 


• E por último, o que tem de melhor nesta experiência: nos veremos novamente no próximo ano em um caminhão ou você passará o Natal com sua família.lia?


O melhor da experiência deste ano, sem dúvida, foi vencer. Poderíamos dizer outra coisa, mas não seria verdade. Ganhar um Dakar é um sonho, algo que víamos como inatingível e que nem sequer considerávamos. Nosso objetivo era vencer uma etapa, já parecia um desafio complicado e no final conquistamos 2, dois segundos lugares e dois terceiros lugares, nada mal!!
Para o ano que vem eu queria ir de caminhão, estou preparando um há um ano, mas Lídia me diz que não parece caminhoneiro. Para mim o mais importante é ir com ela, então tenho mudei completamente o projeto e estou preparando um muito especialmente para aquele que não vai conseguir dizer não, sim, para o próximo acho que ele não consegue maisya…

TAGS: