Dicas para manter sua E-BIKE

A melhor maneira de desfrutar do seu E-BIKE é realizar uma boa manutenção para prolongar a vida útil de todos os seus componentes.

A manutenção principal de uma E-BIKE é semelhante à de uma bicicleta convencional: verificar frequentemente o estado dos freios, verificar periodicamente a pressão dos pneus e manter bem lubrificados os elementos mecânicos móveis, como câmbio, corrente ou rodas dentadas. Mas, sendo uma E-BIKE, necessitará de alguns cuidados extras com os elementos especiais para mantê-la em perfeito estado; componentes da bateria, do motor e do sistema elétrico.

 A manutenção correta de uma E-BIKE não é complicada, deve prestar especial atenção ao seguinte:

 

Manutenção da bateria

Uma boa manutenção diária de uma bateria E-BIKE é essencial. É um dos seus elementos diferenciadores e para que a bateria dure em perfeitas condições há vários aspectos que devemos ter em consideração.

Em primeiro lugar, é importante use o carregador do fabricante. Ao carregar, conectaremos primeiro o conector à bateria e depois ao plugue e, quando a carga estiver completa, desconectaremos primeiro o carregador do plugue e depois o conector da bateria. Desta forma estamos protegendo ambos os elementos, pois existe a possibilidade de ocorrer uma faísca que pode queimar a bateria ou o conector do motor.

Por outro lado, devemos evitar que a bateria seja completamente descarregada e não a exponha a carga excessiva, pois se fizermos isso, suas propriedades poderão ser afetadas. Além disso, se for armazenar a bateria por um longo período de tempo, a melhor forma de aumentar sua vida útil é armazená-la com meia carga.

Nossa última recomendação em relação às baterias é que você espere algumas horas em uma área com temperaturas médias após retornar de um percurso, pois não é bom carregar a bicicleta elétrica logo após terminar um percurso com temperaturas extremas. É muito importante ter em conta estes factores ambientais, porque temperaturas extremas podem afectar seriamente a autonomia da nossa E-BIKE.

 

 

Manutenção do sistema elétrico

Se notar algum tipo de falha nos componentes do sistema elétrico; sensores, motor, sistema eletrônico anti-roubo, mostrar ou controlador, dirija-se ao serviço técnico e evite manipulá-lo para obter uma solução correta para o componente que falhou.

 

Lavado

Limpar, secar e lubrificar sua bicicleta após cada passeio fará com que ela tenha uma aparência melhor e seus componentes durem mais.

Vários fatores devem ser levados em consideração na hora de lavar a sua E-BIKE; Você pode molhar os componentes eletrônicos, mas é aconselhável remover a bateria e proteger o controlador. Nunca utilize sistema de água pressurizada para lavá-lo e procure sempre secar seus componentes à mão.

É muito simples manter a sua bicicleta elétrica limpa, mas se quiser saber mais, noutro post do blog explicamos detalhadamente como lavar corretamente a sua E-BIKE.

 

Manutenção de rodas e freios

Uma boa manutenção das rodas e freios da nossa bicicleta é essencial para mantê-la em boas condições e poder pedalar com segurança.

Esses são dois dos elementos que mais devemos cuidar para nossa segurança. Em primeiro lugar, verifique periodicamente o estado dos pneus. Para tal, substitua os pneus quando estes apresentarem desgaste e certifique-se de que a pressão dos pneus é adequada tendo em conta o peso da E-BIKE, o utilizador e o tipo de pneu.

Você também deve verificar o ajuste dos raios pelo menos uma vez por ano, pois eles podem ficar deformados devido a impactos ou ao peso da própria bicicleta. E, em relação aos freios, verifique-os com frequência, sangrando-os quando necessário, prestando atenção na tensão da alavanca e ajustando os tensores próximos a ela. Você também deve verificar o estado das pastilhas, discos ou pastilhas, caso o seu modelo os possua.

 

Outros elementos

Isto não é tudo, existem mais alguns elementos que não devemos ignorar ao cuidar da nossa bicicleta. Que a mudança de marcha esteja bem ajustada é importante para circular com conforto e segurança. Se observarmos que uma marcha não encaixa bem ou salta, devemos apertar e ajustar o câmbio traseiro; recomendamos que isso seja feito por um profissional. Também é aconselhável apertar regularmente os parafusos das manivelas dos pedais, do espigão, do guiador e, nas bicicletas que o incorporam, manter o suporte e o guarda-lamas bem fixados.

Para finalizar com alguns conselhos mais gerais, evite sair em dias de muita chuva e em zonas lamacentas, pois podem danificar muitos elementos da sua bicicleta quando secam.

E, se possível, guarde a sua E-BIKE num local à sombra ou com uma capa impermeável, o sol danifica a pintura com o tempo. Além disso, para prolongar sua vida útil, lembre-se de deixar a corrente na roda dentada pequena, pois é onde é gerada menos tensão.

Por último, é aconselhável fazer uma inspeção anual num serviço técnico oficial, desta forma poderá confirmar se a sua bicicleta está em bom estado.

Dobrando, de andar ou de montanhaSeguindo estas simples recomendações para cuidar da sua E-BIKE, você sairá pedalando com a máxima segurança e eficiência, aproveite!!

TAGS: