Tudo o que você precisa saber sobre a bateria da sua e-BIKE

As baterias desempenham um papel importante na autonomia e desempenho das e-BIKES. Se você tem uma ou está pensando em investir em uma, pode ter muitas dúvidas sobre a bateria: vida útil, autonomia, temperatura, umidade, cuidados, saiba tudo o que precisa saber e curtir sem surpresas.

 

¿Que tipo de bateria eles têm??

As primeiras bicicletas elétricas usavam baterias pesadas de chumbo, mas hoje as baterias são de lítio e oferecem grandes vantagens.

Entre as vantagens do uso do lítio encontramos: menor densidade de energia por centímetro cúbico, ausência de efeito memória e maior número de ciclos de recarga. Ou seja, pesam quatro vezes menos que os de chumbo, podem ser carregados mesmo que não tenham sido totalmente descarregados e oferecem vida útil mais longa..

¿Quanta autonomia a bateria oferece??

Este é um dos fatores mais importantes a ter em conta na compra de uma e-BIKE. A autonomia oferecida pela bateria dependerá muito do modelo, uma E-MTB para percursos de montanha não é a mesma coisa que uma bicicleta dobrável para transportar pela cidade.

Neste caso, devemos olhar para os watts por hora, quanto mais a bateria tiver, mais quilômetros ela permitirá percorrer. Mas, na Momabikes facilitamos-lhe a vida e marcamos a autonomia que cada um dos nossos modelos oferece. Se quiser realizar percursos superiores a 100Km, deverá escolher entre o 27,5'' E-MTB, o 29'' E-MTB, o modelo Suspensão Total E-MTB 27,5'' qualquer Suspensão Total E-MTB 29'', o E-FAT PRO 26'' e a EBIKE 28 PRO, já que oferecem autonomia de até 120 km. Por outro lado, se quiser que a e-BIKE circule pela cidade, bastará uma autonomia de 80 km, como a do nosso modelo. EBIKE dobrável 20'', o EBIKE 26 HYDR aceno EBIKE 28 HYDR.

Deve-se levar em conta também que fatores como o peso do ciclista influenciarão a autonomia. Com um peso inferior a 70Kg, a e-BIKE oferecerá maior autonomia e vice-versa.

 

Vida útil da bateria

Outra dúvida que pode surgir é quanto tempo dura a bateria de uma e-BIKE e se será necessário substituí-la. As baterias das bicicletas elétricas, assim como as baterias dos demais dispositivos tecnológicos que utilizamos no dia a dia, degradam-se. Na Momabikes oferecemos garantia de 2 anos contra defeitos de fabricação, mas sua vida útil é muito maior. Não é possível saber com certeza quanto tempo durará a bateria da sua e-BIKE, mas se soubermos que depende de como você cuida dela, poderá estender seu uso.

A vida útil das baterias é medida de acordo com os ciclos de uso, que geralmente ficam entre 500 e 1000. À medida que os ciclos são consumidos, a capacidade da bateria é reduzida em até 70-80% em comparação com a bateria nova.

 

Temperatura

As baterias atingem desempenho ideal com temperaturas em torno de 20º, e diminuem conforme a temperatura cai. Da mesma forma, é preciso ter cuidado com temperaturas excessivas, mas geralmente no inverno você pode viajar até 30% menos quilômetros do que no verão.

 

¿As baterias podem ficar molhadas?

Essa é uma das grandes dúvidas, e sim, podem molhar. Quer sejam lavados ou expostos à chuva, não serão danificados, mas não suportam ser submersos em água ou lavados com água sob pressão. Para lavar a sua e-BIKE com segurança deve ter em conta alguns aspectos como limpá-la frequentemente, não utilizar água pressurizada ou lubrificar a transmissão após a lavagem.

Estes são alguns dos principais passos para limpar a sua e-BIKE com segurança, se quiser saber em profundidade como fazê-los corretamente, nós explicaremos para você aqui.

Como cuidar da bateria da e-BIKE

É possível prolongar a vida útil da bateria da sua e-BIKE tratando-a com cuidado e seguindo algumas dicas simples:

  • Não descarregue a bateria ao máximo.
  • Não carregue a bateria sempre até 100%.
  • Após um passeio, espere até que a bateria esteja em temperatura ambiente para carregá-la.
  • Desconecte a bateria quando ela já estiver carregada.
  • Mantenha as conexões da bateria limpas.
  • Evite exposição prolongada ao sol.

Se quiser saber mais sobre como cuidar da bateria da sua e-BIKE, contaremos tudo o que você precisa saber em este artigo.

 

Isso é tudo que você precisa saber em geral sobre baterias para bicicletas elétricas, mas se ainda tiver alguma dúvida sobre seu funcionamento ou cuidados, Contate-nos e nós o ajudaremos a resolvê-los.

TAGS: