Perguntas frequentes sobre bicicletas elétricas

Bicicleta elétrica assistida por pedal

É a bicicleta elétrica por excelência, o tipo mais comum e o único considerado legalmente uma bicicleta para todos os fins (pode circular em ciclovias, em trilhas florestais, não exige registro, não paga imposto de circulação, não exige carteira de habilitação, etc.). Neste Neste caso, a assistência elétrica só pode ser acionada pela pedalada do ciclista e, na Europa, a potência do motor não pode ultrapassar os 250W. Além disso, o motor não pode ajudar além dos 25 km/h, embora seja possível viajar em velocidades mais altas se o ciclista continuar pedalando de forma autônoma.

 A seguir, tentaremos fornecer o máximo de informação possível sobre bicicletas elétricas de uma forma genérica e focaremos nos tipos de E-Bikes que a MOMABIKES tem à disposição do cliente.

Portanto, o que é uma bicicleta elétrica ou E-bike?Podemos definir uma E-bike como um veículo de duas rodas movido a pedais que possui um motor elétrico e que complementa a energia exercida nos pedais pelo próprio ciclista. É muito importante destacar que, para cumprir a legislação europeia em vigor, a assistência elétrica só pode ser acionada pela pedalada do ciclista e, além disso, o motor incorporado na E-bike não pode ultrapassar os 250W. Indique também que o motor não pode ajudar além dos 25 km/h, ou seja, podemos ir mais rápido (se as nossas pernas nos permitirem) mas será sempre pela força que o ciclista exerce nos pedais.s.

 

Bicicletas elétricas PEDELEC/EPAC até 25Km/h

A sigla EPAC (Electronically Power Assisted Cycles) se traduz em espanhol como bicicletas a pedal com pedalada assistida. A regulamentação comunitária estabelece que os motores eléctricos destas bicicletas não podem ultrapassar os 250W e a sua velocidade está limitada a 25 km/h; e a partir dessa velocidade ele irá parar de ajudar. Isso não significa que não seja possível atingir uma velocidade maior, mas dependerá da pedalada do próprio ciclista.

Estas devem seguir os regulamentos ISO 4210-2014 e EN 15194, razão pela qual muitos fabricantes anexam adesivos ISO às suas bicicletas.

Além disso, para efeitos de circulação legal, as bicicletas EPAC são consideradas da mesma forma que qualquer bicicleta convencional sem motor, conforme Decreto Real do Ministério da Indústria: RD 339/2014.

É por isso que, através do software incluído na própria bicicleta, o fabricante pode limitar eletronicamente a potência e a velocidade dos motores para se enquadrarem no quadro legal estabelecido pela EPAC.

 

¿Que tipo de motor possuem as bicicletas elétricas MOMABIKES??

Motor para eixo da roda

Este é o sistema mais utilizado, porque geralmente é o mais económico e fácil de montar numa bicicleta. Possui formato de tambor localizado no eixo da roda dianteira ou traseira. No caso das nossas bicicletas, elas estarão sempre localizadas na roda traseira. As principais características a destacar são:

  • A força do motor atua sobre o eixo da roda, que girará em mais ou menos rotações dependendo da velocidade da bicicleta. A uma velocidade reduzida, por exemplo numa subida, o motor funcionará a uma rotação mais baixa, o que se traduz em menor binário e maior consumo dos sistemas de pedais. Se o ciclista não der uma boa contribuição com as pernas em terrenos difíceis, isso poderá representar um risco maior de superaquecimento do motor. Para usos urbanos e passeios suaves isto não é um problema.

 

  • Eles oferecem atrito mínimo ao pedalar, portanto seu sistema é o mais ideal. Isto permite ao ciclista fazer uso ativo da bicicleta e muitas vezes pedalar sem ajuda, com grande sensação de liberdade.

 

  • Permite construir bicicletas com uma maior diversidade de componentes de transmissão e engrenagens. O fato do motor não estar localizado no eixo suporte inferior Permite qualquer configuração habitual de pratos e rodas dentadas. Isto pode ser especialmente útil quando o ciclista deseja ter muitas marchas disponíveis para pedalar sem assistência.

 

Autonomia

¿Quantos km pode percorrer uma bicicleta elétrica?Esta é a grande questão que nos colocamos quando queremos comprar uma bicicleta elétrica. Isso depende de muitos fatores..

Em primeiro lugar, a energia nelas armazenada, que quantificamos em watt-hora (Wh) e obtemos multiplicando os volts da bateria (V) pelos amperes-hora (Ah). Por exemplo, uma bateria 48V13Ah tem uma energia totalmente carregada de 624Wh e uma bateria 36V16Ah tem uma energia de 576Wh.

Em segundo lugar, a potência do motor, que é que vai determinar o consumo da energia citada acima. Embora uma bicicleta de uso legal na UE possa ter um motor com potência nominal máxima de 250W, não consumirá a mesma trabalhando no limite da sua capacidade numa inclinação superior a 20% (pode ter consumos de pico de perto a 150% de sua potência nominal) do que circular em local sem declives. Por sua vez, isso também dependerá do trabalho do ciclista, ou seja, se numa inclinação de 20% o ciclista fizer a maior parte do trabalho pedalando com baixo nível de assistência, o consumo será menor; Da mesma forma que se você estiver andando em uma área com leve declive, mas com alto nível de assistência e sem esforço por parte do ciclista, o trabalho dependerá principalmente do motor e, portanto, esse consumo poderá aumentar .

Em terceiro lugar, factores como o peso do ciclista, a sua posição, a cadência de pedalada e os horários de arranque e paragem têm menor influência, uma vez que os picos de consumo são provocados no arranque. Também o tipo de terreno (declive ou plano), as superfícies (asfalto ou estrada), o vento e o tipo e geometria do pneu terão maior ou menor influência no consumo do motor.

Por todas estas razões, é difícil estimar com precisão a autonomia da bicicleta. A informação que disponibilizamos sobre a autonomia dos nossos produtos é baseada numa pessoa de 75kg que utiliza a bicicleta normalmente, por exemplo, bicicletas de montanha com utilização combinada de estradas com subidas e descidas, bicicletas urbanas com passeios pela cidade com bastantes arranques e paragens ciclos, etc Não anunciamos autonomia máxima, mas sim reais e testadas, sem procurar um consumo especialmente baixo. Obtivemos autonomias reais de 120km em testes com 2.000 metros de diferença de altitude, otimizando o uso da assistência, mas não mantendo-a sempre no mínimo, buscando a máxima eficiência, com certeza poderíamos chegar a 200km.

Algo que se destaca nas bicicletas elétricas MOMA em relação à concorrência é justamente a sua autonomia. 100% dos profissionais que os experimentaram ficaram satisfeitos e impressionados com estes dados. Para nós a autonomia é essencial neste tipo de veículos e trabalhamos todos os dias para melhorá-la, na medida do possível, optando por baterias com grande capacidade de armazenamento de energia e motores eficientes que consomem o mínimo de energia possível.

¿Tenho que pedalar se uso uma bicicleta elétrica?

Sim, a MOMABIKES apenas vende bicicletas elétricas com pedaleira. Isto significa que o suporte do pedal só será ativado quando você pedalar.

¿Quanto tempo e quão longe posso viajar com uma bicicleta elétrica??

 

 

¿O que são?

Um watt-hora (wh) é uma unidade de medida que mede a capacidade da bateria. Quanto maior for esse número, maior será a distância que poderá ser percorrida. Porém, a qualidade da unidade de transmissão, a configuração da moto, o terreno e o peso do sistema também deverão ser levados em consideração.

¿Posso remover a bateria da minha bicicleta elétrica?

As baterias de todas as bicicletas MOMA podem ser retiradas sem necessidade de ferramentas; Você só precisará da chave para abrir o sistema de retenção.

¿Quanto tempo leva para carregar a bateria de uma bicicleta elétrica??

Atualmente, a maioria das baterias (500Wh) leva entre 4,5 e 5 horas para carregar 100% e menos de 3 horas para atingir 80% de carga.

¿A bateria da minha e-bike será carregada quando eu receber a bicicleta?

A bateria da sua bicicleta elétrica chegará com muito pouca carga, é importante carregá-la totalmente antes de usá-la. 

¿Como lavar uma bicicleta elétrica?

Aconselhamos que limpe a sua e-bike com um pano húmido e sem tocar nas partes eléctricas para não danificá-las. Sob nenhuma circunstância você deve usar mangueira ou jato de água pressurizado.

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