Bicicletas sem fronteiras
MIRAR
Desde 2015, a Fundação Bicicletas Sem Fronteiras desenvolve o projeto Bicicletas para a Educação no Senegal. O projeto visa:
Facilitar o acesso à educação de crianças e jovens através da bicicleta.
Os 180 é o custo de adicionar uma bicicleta nova à frota de um instituto. Ou seja, inclui, além do custo da matéria-prima da bicicleta, todos os custos de gestão para que um aluno possa finalmente utilizá-la (transporte, montagem no Senegal, armazenamento
na Fábrica, peças de reposição, treinamento, coordenação com escolas, matrícula, estacionamento de oficina, custos de divulgação...). Isso seria um pouco do esquema de distribuição em% dos custos.
BENEFÍCIOS
Com a implementação do projeto, seus beneficiários obtêm os seguintes resultados:
- O absentismo escolar é reduzido
- Os alunos chegam na hora certa para a aula
- Os alunos ficam menos cansados ??(1)
- Aumenta o desempenho escolar (2)
(1) O consumo de energia é cinco vezes menor andando de bicicleta do que caminhando.
(2) Em 2017, o Lycée de Palmarin obteve o maior número de passes BAC (acesso universitário) em toda a região de Fatick (57% de passes vs. uma média nacional de 31%).
DESCRIÇÃO
O projeto consiste em:
- Entregar bicicletas nas escolas secundárias do Senegal para os alunos que moram mais longe e os melhores de cada turma.
- Inicie uma oficina de bicicletas em cada instituto.
- Construir estacionamento para bicicletas.
EXECUÇÃO
Numa primeira etapa são construídos a oficina e o estacionamento. As bicicletas são então entregues ao instituto, que as distribui entre os alunos que moram mais longe da escola e entre os que obtêm melhores resultados nas avaliações.
As famílias contribuem com uma taxa anual de 10.000 CFA (15 ) para financiar os custos da oficina, o salário do mecânico e as peças sobressalentes..
Todos esses atores intervêm na execução:
- A equipa de gestão do instituto senegalês
- Alunos, suas famílias e toda a comunidade
- Os patrocinadores
- Fundação Bicicletas Sem Fronteiras