Tudo sobre freios a disco: tipos e manutenção
Os freios a disco estão na ordem do dia, por isso hoje vamos falar sobre quais tipos existem e que manutenção eles exigem para que nossa bicicleta esteja em perfeitas condições.
Tipos de freio a disco
Os freios a disco variam de acordo com seu funcionamento e dependendo do tipo de ciclista, falaremos dos dois tipos a seguir:
- De acordo com teu dirigir, existem dois sistemas de freio a disco universais, dependendo da tecnologia de acionamento: hidráulico e mecânico.
- O outro critério que encontramos para classificar os freios a disco é de acordo com o modalidade do ciclismo que praticamos.
Manutenção de freio a disco
A manutenção correta dos freios a disco requer cuidados específicos. Dentro desses cuidados, a troca dos comprimidos e a drenagem do líquido são as operações mais importantes que devemos realizar.
Em primeiro lugar, para realizar o substituição de almofadas, devemos levar em consideração que o composto das pastilhas desaparece devido ao atrito com o disco, o que implica que devemos verificar seu estado a cada dois ou três meses. Quando a espessura da pastilha for inferior a 1mm, devemos pensar em trocá-la, e se cair para 0,5mm, devemos substituí-la imediatamente, pois o suporte metálico da pastilha começaria a roçar no disco, prejudicando sua frenagem. acompanhar. Você pode trocar a pílula em casa sem complicações.
Após cada troca de pastilha você deve pedalar e tocar o freio de menos para mais repetidamente em um local plano e silencioso até que o toque endureça.
A sangria deve ser feita uma vez por ano, independente do quanto você usa a bicicleta. Isso ocorre porque o fluido de freio perde suas propriedades com ou sem uso, por isso devemos extrair o fluido antigo bombeando-o com fluido novo da alavanca até o orifício de saída da pinça. Você pode fazer isso em casa sem problemas, desde que tenha duas mangueiras pequenas, um funil e fluido de freio.
Por outro lado, devemos levar em conta o centralização da braçadeira, pois freadas fortes, solavancos, quedas ou uso da bicicleta podem causar descompasso na fixação da pinça no quadro ou garfo. Isso produz um desalinhamento das pastilhas em relação ao disco, o que gera atrito, mesmo que não acionemos o freio. Para centralizar as pinças, evitando ruídos incômodos e reduzindo o desgaste, será necessário afrouxar os parafusos de retenção da pinça. Em seguida, mova-o e centralize-o levemente, apertando simultaneamente a alça para realinhá-lo com o disco, e aperte novamente os parafusos, alternando esse aperto para que fique uniforme em ambos os lados.
É fundamental que antes de iniciar cada percurso você se certifique de que os freios a disco, pinças e alavancas estejam limpos, isso o ajudará a pedalar com mais eficiência, segurança e acrescentará anos de vida útil ao seu bicicleta. Basta se acostumar a limpá-lo com água e sabão após cada saída, isso evitará que entre no paquímetro. Você deve limpá-lo mensalmente, removendo primeiro os comprimidos.