Tudo sobre freios a disco: tipos e manutenção

Os freios a disco estão na ordem do dia, por isso hoje vamos falar sobre quais tipos existem e que manutenção eles exigem para que nossa bicicleta esteja em perfeitas condições.

  

Tipos de freio a disco

Os freios a disco variam de acordo com seu funcionamento e dependendo do tipo de ciclista, falaremos dos dois tipos a seguir:

  • De acordo com teu dirigir, existem dois sistemas de freio a disco universais, dependendo da tecnologia de acionamento: hidráulico e mecânico.
O sistema mais difundido é freios a disco hidráulicos, este circuito de freio é preenchido com fluido de freio que é bombeado da alavanca para a pinça. A frenagem é mais progressiva e modulada, passando de menos para mais e evitando travamentos nas rodas para promover melhor controle.
Em vez disso, o freios a disco mecânicos Eles têm um cabo de freio tradicional. A sua travagem é mais abrupta, menos progressiva. Eles tendem a perder o contato, mas os reparos e ajustes necessários são mais simples.

 

 

 

  • O outro critério que encontramos para classificar os freios a disco é de acordo com o modalidade do ciclismo que praticamos.
No caso do Bicicleta de montanha, nos freios a disco o padrão varia de 160 a 220 mm, e a alavanca é reta e ajustável em alcance. Além disso, também é possível melhorar a potência com modelos de quatro pistões.
Nas bicicletas de estrada, os freios a disco de estrada mais recentes têm peculiaridades próprias, nas alavancas, no tamanho da pinça e no diâmetro do disco. São menores que os MTB (140 e 160 mm) e o tipo flutuante está substituindo os rígidos, com peça central mais estendida e opaca, além de aletas para melhor dissipação do calor (tecnologia Gelo da Shimano).
E no bicicletas de cascalho, os freios a disco são semelhantes em tamanho e tecnologia aos freios de estrada, eles usam o mesmo tipo de alavanca para o guidão de gancho. Mas o diâmetro do disco costuma ser maior, 160 ou 180 mm. Além disso, as alavancas de freio possuem design e ergonomia diferenciados que geram melhor aderência dos dedos, sacrificando um pouco de peso.

 

 

Manutenção de freio a disco

A manutenção correta dos freios a disco requer cuidados específicos. Dentro desses cuidados, a troca dos comprimidos e a drenagem do líquido são as operações mais importantes que devemos realizar.

 

 

Em primeiro lugar, para realizar o substituição de almofadas, devemos levar em consideração que o composto das pastilhas desaparece devido ao atrito com o disco, o que implica que devemos verificar seu estado a cada dois ou três meses. Quando a espessura da pastilha for inferior a 1mm, devemos pensar em trocá-la, e se cair para 0,5mm, devemos substituí-la imediatamente, pois o suporte metálico da pastilha começaria a roçar no disco, prejudicando sua frenagem. acompanhar. Você pode trocar a pílula em casa sem complicações.

Após cada troca de pastilha você deve pedalar e tocar o freio de menos para mais repetidamente em um local plano e silencioso até que o toque endureça.

 

A sangria deve ser feita uma vez por ano, independente do quanto você usa a bicicleta. Isso ocorre porque o fluido de freio perde suas propriedades com ou sem uso, por isso devemos extrair o fluido antigo bombeando-o com fluido novo da alavanca até o orifício de saída da pinça. Você pode fazer isso em casa sem problemas, desde que tenha duas mangueiras pequenas, um funil e fluido de freio.

 

Por outro lado, devemos levar em conta o centralização da braçadeira, pois freadas fortes, solavancos, quedas ou uso da bicicleta podem causar descompasso na fixação da pinça no quadro ou garfo. Isso produz um desalinhamento das pastilhas em relação ao disco, o que gera atrito, mesmo que não acionemos o freio. Para centralizar as pinças, evitando ruídos incômodos e reduzindo o desgaste, será necessário afrouxar os parafusos de retenção da pinça. Em seguida, mova-o e centralize-o levemente, apertando simultaneamente a alça para realinhá-lo com o disco, e aperte novamente os parafusos, alternando esse aperto para que fique uniforme em ambos os lados.

 

 

É fundamental que antes de iniciar cada percurso você se certifique de que os freios a disco, pinças e alavancas estejam limpos, isso o ajudará a pedalar com mais eficiência, segurança e acrescentará anos de vida útil ao seu bicicleta. Basta se acostumar a limpá-lo com água e sabão após cada saída, isso evitará que entre no paquímetro. Você deve limpá-lo mensalmente, removendo primeiro os comprimidos.